12ª Conferência Mundial de Restauro Ecológico – SER2027 Lisboa

Lisboa recebe em setembro de 2027 a 12ª Conferência Mundial de Restauro Ecológico (World Conference on Ecological Restoration – SER2027), a maior e mais importante conferência do mundo dedicada à recuperação de ecossistemas. Pela primeira vez em Portugal, o evento reunirá mais de um milhar de participantes de todo o mundo, entre investigadores, decisores políticos, empresários, organizações não-governamentais e membros da sociedade civil. A candidatura nacional foi alavancada por um consórcio liderado pela investigadora CE3C Alice Nunes em representação da Universidade de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e da delegação europeia da Sociedade para o Restauro Ecológico (SER-Europe).

Depois das cidades de Darwin, na Austrália (2023), e Denver, nos Estados Unidos da América (2025), a maior conferência do mundo dedicada à recuperação de ecossistemas degradados será acolhida na capital portuguesa. O anúncio foi feito precisamente em Denver, no início deste mês, perante uma vasta plateia com delegados de todo o mundo, tendo sido recebido com “visível entusiamo pela extensa plateia e contou desde logo com manifestações de apoio de diversas entidades internacionais de relevo, prenunciando o sucesso do encontro” como revela a investigadora Alice Nunes, responsável pela apresentação e pelo consórcio que construiu a ambiciosa e competitiva candidatura a nível mundial.

A escolha de Lisboa reflete não apenas a qualidade científica da candidatura, mas também o papel crescente de Portugal no domínio do restauro ecológico. O país distingue-se pela diversidade dos seus ecossistemas – dos montados e estepes do Alentejo às montanhas da Serra da Estrela, das zonas húmidas do Tejo, da Ria Formosa e da Ria de Aveiro às manchas de floresta Laurissilva dos Açores, passando por soluções inovadoras em meio urbano – onde decorrem projetos de referência para a recuperação de habitats, combate à desertificação, resiliência às alterações climáticas, restauro pós-incêndio e proteção de espécies ameaçadas.

 

A conferência irá além da componente científica, assumindo-se como um fórum global de encontro e partilha de experiências. Com o lema Restoration in Motion: From Land to Sea, Knowledge to Action, a SER2027 será um espaço de diálogo entre ciência e prática, unindo o conhecimento académico ao saber das comunidades locais, a visão das empresas à inovação tecnológica, e a sociedade civil aos decisores políticos, com vista a políticas públicas mais eficazes e robustas. O evento terá lugar em plena Década das Nações Unidas para o Restauro de Ecossistemas (2021-2030) e num momento em que a Lei Europeia de Restauro da Natureza e os esforços nacionais deverão começar a mostrar os seus primeiros resultados concretos.

Alice Nunes  é investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e do LAboratório Associad CHANGE, coordenadora da Rede de Restauro Ecológico da SPECO, representante da Rede de Conhecimento para o Restauro da Natureza no Grupo de Trabalho dedicado ao desenvolvimento do Plano Nacional de Restauro, sob coordenação do Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e ainda Vice-Presidente da SER-Europe. A organização integra ainda as investigadoras Cristina Branquinho (também do Laboratório Associado CHANGE) e Patricia Rodríguez-González, ambas da Universidade de Lisboa e possui já vários apoios institucionais. Entre os quais o apoio internacional das delegações Africana, Iberoamericana e Caraíbas, e da Australásia da SER, e nacional do Ministério do Ambiente e Energia, Governo Regional dos Açores, ICNF e Câmara Municipal de Lisboa.

Texto de: Rúben Sousa de Oliveira, Gabinete de Comunicação CE3C