O Laboratório Vivo do Montado integra agora a European Network of Living Labs (ENoLL), na sequência da recente aprovação da sua candidatura.
De acordo com Teresa Pinto Correia, presidente do CHANGE, esta aprovação como membro da ENoLL funciona sobretudo como uma certificação, um selo de qualidade internacional.
O Laboratório Vivo para a regeneração do sistema agro-silvo pastoril Montado (Montado Living Lab) é um projeto do CHANGE que integra, além das unidades de investigação que compõem o Laboratório Associado (MED, CE3C e CENSE), um grupo de cerca de 40 stakeholders, que inclui vários atores: associações de produtores e de desenvolvimento local, entidades da administração pública, empresas ligadas ao sistema Montado e proprietários ou gestores de áreas de Montado. O Montado Living Lab tem por objetivo primordial a co-criação, teste e implementação de soluções que permitam preservar e regenerar o Montado, os ecosistemas e os serviços de ecosistemas a este associados, utilizando para o efeito várias parcelas de Montado distribuídas no Alentejo.
A European Network of Living Labs (ENoLL) é uma associação internacional, sem fins lucrativos e independente que integra os Laboratórios Vivos de referência em vários sectores. A ENoLL facilita a partilha de conhecimento, ações conjuntas e a parceria em projectos entre os seus mais de 480 membros distribuídos na Europa e no mundo. O objetivo da Associação é promover o conceito dos Living Labs de forma a influenciar as políticas Europeias, promover os Laboratórios Vivos e permitir a sua implementação a nível global.