Cristina Branquinho, investigadora do CHANGE, do CE3C, docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e também membro da Academia das Ciências de Lisboa, integrou o grupo de trabalho das academias de ciências internacionais que numa reunião que decorreu entre 20 e 22 de Outubro de 2025 em Manaus, Brasil, elaborou um documento com recomendações estratégicas para os decisores políticos da COP30. O texto foca-se em questões relacionadas com a inclusão de temas relacionados com a sustentabilidade na formação, justiça climática e biodiversidade, reforçando o papel da ciência como pilar na tomada de decisões políticas.
Francisco Ferreira, também investigador do CHANGE, diretor do CENSE, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e presidente da Associação Zero, marcará presença na COP30, que decorrerá em Belém, Brasil, entre 10 e 21 de novembro de 2025. Participará em debates e painéis da conferência com foco na mitigação, adaptação, financiamento climático e transição energética. A sua presença reforça a importância de articular o conhecimento científico com a ação da sociedade civil e a implementação de medidas concretas para alcançar metas de neutralidade climática, nomeadamente no quadro do trabalho de modelação do CENSE de apoio ao Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e ao Roteiro para a Neutralidade Climática 2045.
Cristina Branquinho and Francisco Ferreira contribute to bringing research developed in Portugal to the conference, reinforcing CHANGE's role in linking science, governance, and sustainability.
COP30 is particularly important: it will be the first climate conference held in the Amazon, a region that symbolizes the urgency of global action to tackle the climate and ecological crisis. This meeting will bring together government leaders, academics, civil society organizations, and representatives from the private sector to discuss and accelerate commitments around carbon neutrality, climate adaptation, and biodiversity preservation.