O CHANGE marcou presença de forma expressiva no Oeiras Valley Science Festival 2025, que decorreu nos dias 24 e 25 de maio, contribuindo com o conhecimento e experiência de cinco dos seus investigadores em várias mesas-redondas dedicadas à aplicação da Inteligência Artificial (IA) na resolução de desafios globais.
Ao longo dos dois dias do evento, os investigadores abordaram temas nas áreas do ambiente, biodiversidade, alimentação e saúde, reforçando o papel da ciência na construção de soluções sustentáveis.
No primeiro dia, Rui Lourenço (MED/CHANGE) explorou o contributo da IA para o conhecimento da biodiversidade, António Câmara (CENSE/CHANGE) refletiu sobre a relação entre IA e a Natureza, e Paulo Condado (CENSE/CHANGE) apresentou a sua visão sobre a aplicação da IA no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas.
No segundo dia, Elsa Lamy (MED/CHANGE) destacou a ligação entre IA e as ciências sensoriais, enquanto Susana Filipe (MED/CHANGE) moderou duas sessões: uma sobre a IA face aos desafios das florestas e dos oceanos, e outra centrada nos avanços da IA na produção alimentar.
A participação do Instituto CHANGE reforçou o valor da investigação colaborativa e interdisciplinar, num evento que reuniu mais de 22.000 participantes, incluindo 8.000 alunos e professores, mais de 100 convidados, 80 parceiros, 30 sessões e 120 colaboradores.