O Instituto CHANGE marcará presença no Oeiras Valley Science Festival nos dias 24 e 25 de maio de 2025, com a participação de seis dos seus investigadores em várias mesas-redondas dedicadas ao impacto da Inteligência Artificial (IA) nos desafios globais nas áreas do ambiente, biodiversidade, alimentação e saúde.
Ao longo destes dois dias os investigadores CHANGE irão partilhar o seu conhecimento e experiência em diversas vertentes da aplicação da IA.
No primeiro dia Rui Lourenço (MED/CHANGE) irá explorar o contributo da IA para o conhecimento da biodiversidade, António Câmara (CENSE/CHANGE) abordará a temática IA e a Natureza, Sérgio Godinho (MED/CHANGE) irá apresentar o uso de tecnologia LIDAR a partir do espaço e IA na gestão de incêndios florestais e Paulo Condado (CENSE/CHANGE) trará a sua perspetiva sobre a aplicação da IA no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas.
No segundo dia Elsa Lamy (MED/CHANGE) fará uma intervenção sobre IA e ciências sensoriais.
Susana Filipe (MED/CHANGE) será moderadora de duas sessões, uma dedicada à IA e o desafio das florestas e dos oceanos e outra centrada nos avanços da IA na produção alimentar.
A presença dos investigadores do Instituto CHANGE neste evento reforça o papel da investigação colaborativa e interdisciplinar na procura de soluções sustentáveis para os desafios do futuro, demonstrando o compromisso contínuo do CHANGE com a ciência ao serviço da sociedade.
Consulte o programa aqui!